Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Contribuição opcional para motoristas de apps coloca governo contra relator do PL

Política

Contribuição opcional para motoristas de apps coloca governo contra relator do PL

Coutinho quer instituir uma faixa de contribuição opcional para os motoristas de aplicativos como Uber e 99

Contribuição opcional para motoristas de apps coloca governo contra relator do PL

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2024 às 15:45

O ministro Luiz Marinho, Trabalho e Emprego, negou saber que o relator do projeto de lei complementar regulamentando o trabalho de transporte por aplicativos na Câmara, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), quer tornar opcionais a contribuição previdenciária e a sindicalização de motoristas de aplicativos.

“Não me consta isso. Na conversa com o relator, não vi nada disso. O que o relator garantiu em audiência é que o projeto do governo é referência no debate […] Evidentemente que o Parlamento é o fórum para ajustar o projeto e ver o que se tem”, disse em entrevista a jornalistas.

Coutinho quer instituir uma faixa de contribuição opcional para os motoristas de aplicativos como Uber e 99. A ideia do relator é entregar o texto ao Congresso até 20 de maio. Pelo PL, o trabalhador pagará 7,5% sobre “salário de contribuição” (25% da renda bruta) e a empresa pagará 20%. Coutinho pretende fazer uma nova rodada de conversas com trabalhadores, governo e plataformas para discutir o assunto.

O deputado tenta diminuir a resistência de motoristas ao texto. Também trabalhará para não ser obrigatório que os condutores se tornem MEIs (Microempreendedores Individuais). As declarações de Marinho foram feitas durante a divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de março. O Brasil criou 244.315 empregos com carteira assinada em março de 2024. O resultado é recorde e representa uma alta de 25,7% na comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram criados 194.372 postos.