Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 19 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

MPF pede cassação de governador do RJ Cláudio Castro, vice e presidente da Alerj

Política

MPF pede cassação de governador do RJ Cláudio Castro, vice e presidente da Alerj

Pedido acontece em meio a processo que investiga desvios na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

MPF pede cassação de governador do RJ Cláudio Castro, vice e presidente da Alerj

Foto: Reprodução - Rafael Campos/Flickr/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Por: Metro1 no dia 07 de maio de 2024 às 06:59

A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro pediu nesta segunda-feira (6) a cassação do mandato do governador do estado, Cláudio Castro (PL), seu  vice, Thiago Pampolha (MDB), e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União).  A ação acontece em meio a um processo que investiga possíveis desvios no Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fundação Ceperj) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022. As informações são da Agência Brasil

O documento assinado pela procuradora regional eleitoral, Neide Cardoso de Oliveira, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Flávio Paixão, aponta que os envolvidos no suposto esquema praticaram "ilícitos eleitorais de abuso de poder político, econômico e condutas vedadas (...), a fim de utilizar a máquina pública, à exclusiva disposição dos investigados, para obter vantagens financeiras ilícitas com recursos públicos e lograrem êxito na reeleição ao Governo do Estado, nas Eleições Gerais de 2022". Os procuradores ainda pedem a inelegibilidade por oito anos de Bacelar.

Em relação à  Fundação Ceperj e a Uerj, os procuradores apontam que as investigações demonstraram que os projetos dos centros de ensino foram utilizados com o objetivo de recrutar "milhares de cidadãos fluminenses" em favor dos seus candidatos nas eleições gerais de 2022. 

A defesa do governador Cláudio Castro informou em nota que ele presta esclarecimentos sobre as acusações aos órgãos de controle. Segundo eles, o governador ainda determinou xtinção dos projetos da Fundação Ceperj, que passa por um reestruturamento.