Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego interdita pátio de triagem do Porto de Salvador

Bahia

Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego interdita pátio de triagem do Porto de Salvador

De acordo com o Sinait, a ação decorre de um acidente registrado no local, que causou a morte de um motorista de caminhão dentro do pátio, sob a administração da companhia

Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego interdita pátio de triagem do Porto de Salvador

Foto: Divulgação/Sinait

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 08:07

Atualizado: no dia 25 de março de 2024 às 11:12

Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego da Bahia interditaram o pátio de triagem do Porto de Salvador, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho (Sinait), a ação decorre de um acidente registrado no local, em 13 de janeiro deste ano, que causou a morte de um motorista de caminhão dentro do pátio, sob a administração da companhia.

O espaço é usado como estacionamento e apoio logístico dos veículos de carga e descarga de mercadorias, que acessam a zona portuária a partir da Via Expressa Baía de Todos os Santos, interligada diretamente com a BR-324. Em média, cerca de 200 veículos, entre caminhões e carretas, circulam pelo pátio todos os dias, conforme o sindicato.

 “A falta de medidas preventivas adequadas colocava em risco a vida dos trabalhadores, especialmente diante do intenso fluxo de aproximadamente 200 caminhões por dia, tanto durante o dia quanto à noite”, explicam os Auditores-Fiscais que fizeram a inspeção.

Além disso, os Auditores constataram que o único caminho reservado para pedestres estava obstruído em parte, com veículos estacionados, o que aumentava o risco de atropelamentos. A fiscalização também revelou a inadequação de veículos que acessavam as áreas do Porto Organizado, alguns sem a devida sinalização sonora e luminosa para manobras de marcha-a-ré.

Em nota, a Codeba informou que implementou "medidas requisitadas pelo Ministério do Trabalho para melhor ordenamento das operações do pátio de triagem, não ocorrendo interrupção das atividades do Porto". 

"A Codeba informa ainda que, desde o início desta gestão da Autoridade Portuária, em dezembro de 2023, vem implementando diligentemente uma série de aperfeiçoamentos visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a melhoria das condições de segurança das operações realizadas dentro da sua área de jurisdição", diz o comunicado.