Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza: “A hora é agora”

Internacional

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza: “A hora é agora”

Antony Blinken se reuniu com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e com o premiê do país, Benjamin Netanyahu

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza: “A hora é agora”

Foto: Reprodução/X/Antony Blinken

Por: Metro1 no dia 01 de maio de 2024 às 15:00

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta quarta-feira (1º) que “agora é a hora” de Israel e o Hamas acordarem um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O norte-americano se reuniu em Israel com o presidente do país, Isaac Herzog, e com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu. A declaração de Blinken foi feita ao lado de Herzog, em Tel Aviv. O secretário de Estado disse a jornalistas que os EUA estão “determinados a conseguir o cessar-fogo” no enclave palestino. “A única razão pela qual isso não seria alcançado é por causa do Hamas”, declarou.

Blinken está em sua sétima visita à região desde que a guerra estourou, em outubro, em tentativa de garantir um acordo entre Israel e o Hamas, que poderia evitar uma incursão israelense na cidade de Rafah, ao sul de Gaza, onde centenas de milhares de palestinos estão abrigados.

Blinken disse que o acordo também permitiria a entrada de alimentos, remédios e água, muito necessários em Gaza, onde a guerra provocou uma crise humanitária e deslocou grande parte da população do território.

No X (ex-Twitter), Herzog escreveu: “A responsabilidade total pela libertação dos reféns recai agora sobre o Hamas. O mundo inteiro deve tomar decisões por unanimidade nesse sentido e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para trazer os reféns de volta para casa”.