Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Haddad diz que Lula "vai atuar como controlador" dos investimentos na Petrobras

Política

Haddad diz que Lula "vai atuar como controlador" dos investimentos na Petrobras

Afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda nesta quarta-feira (27) em entrevista

Haddad diz que Lula "vai atuar como controlador" dos investimentos na Petrobras

Foto: Ricardo Stuckert

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2024 às 12:43

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai atuar como controlador de investimentos da Petrobras. A declaração foi dada nesta quarta-feira (27) em entrevista à CNN.

A atuação de Lula, de acordo com Haddad, vai compreender políticas de preços e de investimentos, para que a empresa invista mais em áreas estratégicas para o governo, como, por exemplo, em um plano de transformação ecológica.

"O presidente já falou um milhão de vezes [...] É um direito do controlador fomentar a Petrobras nessa direção. O petróleo, se não vai terminar, vai ser cada vez menos usado", disse o ministro. Haddad mencionou ainda que o papel da Fazenda é o de colaborar para um bom ambiente de negócios no País, o que inclui apaziguar os ânimos do mercado quando há ruídos sobre ações do governo com estatais.

A declaração acontece em meio às críticas feitas ao governo Lula por uma suposta intervenção na gestão de grandes empresas. Como caso mais recente, a decisão do conselho de administração da Petrobras de reter o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas, no valor total de R$ 43 bilhões, numa decisão de Lula. 

Ainda de acordo com Haddad, o governo está estimulando investimentos “inclusive em pesquisas e desenvolvimento voltadas para hidrogênio verde”. “Não me parece que isso seja uma intervenção”, pontuou.