Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bons sentimentos e espiritualidade também podem ser interessantes no tratamento de hipertensão, afirma cardiologista

Rádio Metropole

Bons sentimentos e espiritualidade também podem ser interessantes no tratamento de hipertensão, afirma cardiologista

Estudo da Universidade Federal de Goiás indicou com perdoar pode ajudar no tratamento da hipertensão

Bons sentimentos e espiritualidade também podem ser interessantes no tratamento de hipertensão, afirma cardiologista

Foto: Metropress/Leonardo Lima

Por: Metro1 no dia 27 de abril de 2024 às 17:44

Atualizado: no dia 27 de abril de 2024 às 17:44

A última sexta-feira (26) marcou o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em referência à data, o médico cardiologista Nivaldo Filgueiras falou, em entrevista ao Metropole Saúde, dos diferentes tratamentos que podem ajudar a evitar a doença ou mantê-la estável. Além de uma alimentação saudável e equilibrada, bons sentimentos, perdão e saúde espiritual também podem trazer bons resultados no tratamento da hipertensão.

O cardiologista citou um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás e apresentado no último congresso do American College of Cardiology, agora em abril nos Estados Unidos. De acordo com ele, a pesquisa mostrou que bons pensamentos e os bons sentimentos podem ser muito interessantes também para evitar o estresse.

“Uma colega dividiu o acompanhamento dos pacientes hipertensos em dois grupos. Para um deles, foram mandadas mensagens no celular de bons pensamentos, bons sentimentos, de perdão. Eram também orientadas algumas tarefas, como a pessoa lembrar de alguém que gostaria de perdoar, escrever para essa pessoa, se possível ligas. Foi feito de forma controlada nesse grupo e no outro grupo não foi feito nenhum tipo de controle”, explicou Filgueiras. De acordo com ele, no grupo que teve intervenção relacionada à espiritualidade, a pressão saiu de 130 por 80 baixou para 120 por 80. Enquanto no outro, não houve modificação. 

Existem formas de você utilizar no dia a dia estratégias para reduzir a pressão arterial. A principal delas é atividade física e alimentação saudável e equilibrada, além “de medicações que podem ser utilizadas pelo cardiologista para fazer o controle devido à pressão arterial”. 

“Um dieta bem interessante para quem é hipertenso chama dieta Dash [...] pouco carboidrato, pouca gordura de má qualidade, sempre levando em consideração a gordura de boa qualidade seria castanhas, nozes, dentro da possibilidade azeite de oliva. Muita salada, proteína magra, peixe, frango sem a pele e uma carne magra sempre isso acaba favorecendo do ponto de vista de controle da pressão arterial”, aconselhou o médico, citando também  atividade física regular, em média 150 minutos de atividade física por semana

“Se vê a importância do exercício resistivo, então associar musculação duas três vezes por semana dentro da possibilidade da pessoa é muito interessante inclusive para evitar lesão”, complementou.

Confira a entrevista na íntegra: